PESSOAS DESAPARECIDAS
Cadastro vai centralizar as informações
O Ministério da Justiça e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República lançaram na sexta-feira o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. O objetivo é criar uma rede de investigações e fazer o acompanhamento dos casos.O sistema, disponível na rede Infoseg, de Segurança Pública, trará informações sobre crianças, adolescentes e adultos de qualquer faixa etária que estejam desaparecidos. Os dados serão validados por órgãos de segurança, conselhos tutelares e organizações que trabalhem com o desaparecimento de pessoas. Quem tiver um desaparecido na família deve informar a ocorrência a um desses órgãos, que lançará a informação no www.mj.gov.br.
De acordo com o Ministério da Justiça, a criação do cadastro é uma política de Estado e a partir dele será possível alcançar um número real sobre casos de desaparecimentos no Brasil. Mesmo com a implantação do cadastro, permanece a obrigatoriedade do registro de boletim de ocorrência, especialmente nos casos de desaparecimento suspeito.
Dados oficiais indicam que as maiores causas de desaparecimento de crianças e adolescentes são a fuga (40%), a subtração do menor (15%), a fuga com o namorado (a) (10%) e o desaparecimento relacionado ao tráfico de drogas e exploração sexual (5%).
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